FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Their project's off to a good start, by gradyreese

as aulas DE INGLÊS

Qual o número máximo de alunos por turma?

As turmas de crianças/jovens até aos 14 anos têm um máximo de 10 alunos. As turmas de adultos/jovens têm um máximo de 12 alunos. O sucesso da turma não depende exclusivamente do número de alunos, está ainda dependente da motivação e empenho dos mesmos.

Os meus colegas de turma são adultos ou jovens?

Os alunos até aos 14 anos de idade frequentam cursos próprios para crianças/jovens. A partir dos 15 anos, os jovens frequentam os cursos de jovens/adultos. Os melhores resultados são alcançados num ambiente de turma onde existe a disciplina e cada um assume a responsabilidade pela seu próprio processo de aprendizagem.

As aulas são dadas em inglês?

Sim, as aulas são dadas por professores nativos, cuja língua materna é o inglês. Têm formação especializada e muita experiência. O objetivo dos cursos de inglês é proporcionar o máximo de contacto com a língua, estimulando a comunicação e interação entre os alunos.

Pode-se faltar às aulas?

Sendo os nossos cursos de inglês primordialmente práticos e presenciais, é muito importante evitar as faltas e também evitar os atrasos na chegada às aulas. Se vai faltar, avise o professor e procure recuperar a matéria perdida. Terá acesso aos sumários das aulas colocados no nosso site de apoio aos alunos. Se faltar a muitas aulas, poderá prejudicar a sua avaliação de fim de curso.

Como posso repor uma aula perdida?

Se frequenta algum nível da escola que tem mais de um horário, a aula que perdeu será repetida. Para poder repor uma aula, informe-se sobre os horários disponíveis. Além disso, no nosso site de apoio aos alunos, poderá aceder aos sumários das aulas já dadas. Peça a senha de acesso à página do seu nível com o repositório dos sumários.

Quais as regras de etiqueta nas aulas?

Ao chegar à sua aula de inglês, deverá desligar o telemóvel e outros dispositivos eletrónicos. Se precisar de manter o telemóvel ligado, coloque-o em silêncio e avise o professor. Esteja bem preparado para as aulas, trazendo sempre o material necessário: os manuais, um caderno, lápis e borracha. Assim que entrar na sala de aula, deverá comunicar com os outros em inglês. Se precisar de sair antes da hora, avise o professor no início da aula.

Há trabalhos para casa?

Sim. Deverá dispor de algum tempo para acompanhar o curso de inglês fora das aulas, fazendo com cuidado e atempadamente os TPCs, sujeitos a avaliação no final do período escolar.

os cursos de inglês

Quais os objetivos dos cursos?

De acordo com os objetivos da maioria dos alunos que frequentam a ESE ENGLISH, privilegiamos a conversação. Visamos trabalhar e alargar as bases adquiridas, aproveitando e ativando os conhecimentos que têm. Procuramos estimular a comunicação oral em situações práticas. Proporcionamos um complemento ao ensino público e preparamos os alunos para os exames da Universidade de Cambridge, internacionalmente reconhecidos. Por fim, procuramos despertar o interesse dos alunos e também aumentar a sua motivação para a aprendizagem.

Recebo algum tipo de diploma ou certificação?

Os alunos que completam os nossos Cursos de Inglês, recebem um diploma da ESE ENGLISH, com a avaliação global dos progressos atingidos. O programa de determinados níveis da escola integra a preparação para os exames da Cambridge English. Para saber mais, ver certificação.

Como posso tirar melhor proveito do curso?

A sua plena participação nas aulas práticas é muito importante. O curso é estruturado para lhe proporcionar o máximo de treino oral e assegurar que começa a falar inglês desde a primeira aula. Nas atividades a pares e em grupos irá comunicar com os colegas, criando um ambiente onde é natural a expressão na língua estrangeira, assim dinamizando o processo de aprendizagem. Embora não seja fácil, os seus esforços serão compensados.

Como são feitas as avaliações aos alunos?

No curso do ano letivo, os progressos são avaliados trimestralmente, no final de cada período. No curso de verão, os progressos são avaliados no final do curso. As avaliações incidem sobre o trabalho realizado nas aulas (avaliação contínua), os trabalhos para casa, os resultados dos testes realizados (adultos e jovens) e a assiduidade. Sendo os nossos cursos de inglês primordialmente práticos e presenciais, o sucesso dos alunos depende maioritariamente nos progressos feitos nas aulas. No final do curso, a avaliação global determina a transição do aluno para o próximo nível.

Os alunos são obrigados a fazer os exames Cambridge?

As inscrições para os exames da Cambridge English são facultativas, assim é sempre opção do aluno fazer algum exame ou não. Nalguns níveis mais avançados da escola, a preparação dos alunos para um exame Cambridge constitui parte integral do programa.

Se eu fizer progressos em pouco tempo, posso subir de nível, a meio do curso?

Não é de prever que o aluno transite de nível antes de completar o nível em que terá sido colocado. A carga horária de cada nível é de 100 horas, equivalente a um ano letivo completo ou a dois meses de frequência do curso de verão. Tendo o novo aluno realizado antes de iniciar o curso teste diagnóstico para determinar o seu nível, prevemos que frequente o nível em que foi colocado até ao fim. Se o aluno achar que foi colocado no nível errado, deverá contactar o diretor da escola.

Ao longo do curso faltei muito, mas será que transitarei de nível na mesma?

Sendo o curso de inglês primordialmente presencial, sublinha-se a importância de não faltar às aulas. Não existe número limite formal de faltas mas, para fazer bons progressos no curso, deve dar privilégio à assiduidade. Se faltar a muitas aulas, pode não registar progressos suficientes para transitar de nível no final do curso.

Tendo faltado ao teste interno sumativo, posso realizá-lo noutra altura?

Uma vez marcados os dias/horas de realização dos testes, estes não podem ser alterados. Os alunos que faltam sem aviso prévio, poderão perder a oportunidade de realizar o teste e ficar sem classificação, pois não existe garantia que possam fazer o teste noutra altura.

Onde é que se pode consultar o regulamento interno da escola?

Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento da escola, pode consultar as perguntas frequentes nesta página, ou pode consultar o Regulamento Interno ou pode ainda contactar o director da escolar.

admissão e inscrições

Posso me inscrever a qualquer altura?

Sim. Contacte-nos no sentido de nos informar qual a sua experiência e domínio da língua inglesa. Para podermos definir o seu nível, se tem conhecimentos prévios, terá de fazer um teste diagnóstico, gratuito e sem compromissos. Caso reúna as condições adequadas, poderá integrar um Curso de Inglês existente. Se preferir, preencha e envie a Ficha de Pré-inscrição.

Posso fazer o curso com os meus poucos conhecimentos de inglês?

Sim. Caso não tenha conhecimentos suficientes para integrar algum dos cursos de inglês existentes, terá que aguardar até à abertura de um próximo curso. No entanto, existem dois tipos de iniciação para adultos e jovens: iniciação no nível Z1, para pessoas com conhecimentos de inglês prévios, com um mínimo de 5 anos de inglês da escola; ou iniciação no nível Z0, para pessoas sem conhecimentos prévios, ou com menos de 5 anos de inglês da escola. Para saber mais, contacte-nos.

Tenho de fazer algum teste para entrar na escola?

O seu caso será analisado com o objetivo de definir o nível mais adequado para si. Se tem conhecimentos prévios, fará um teste diagnóstico, gratuito e sem compromissos, com a duração de cerca de 45 minutos, compreendendo componente oral e componente escrita de escolha múltipla. Para os alunos mais avançados o teste compreende outros elementos, levando mais tempo. As crianças são sujeitas a teste diagnóstico com menor duração.

Como posso preparar-me para o teste diagnóstico?

Não necessita preparação prévia para o teste diagnóstico.

Quais são os horários?

Assim que soubermos o resultado do seu teste diagnóstico, poderemos atribuir um nível e fornecer informações acerca das turmas e horários disponíveis. As nossas aulas decorrem durante os seguintes períodos: manhã, tarde, o período pós-laboral e os sábados de manhã. De acordo com o número de alunos a frequentar determinado nível, poderá haver várias turmas com horários diferentes, sendo possível o aluno alternar livremente entre os horários.

Quando é que recebo a confirmação do meu horário?

Se o seu curso de inglês ainda não começou, os horários serão confirmados com cerca de uma semana de antecedência. Deverá indicar a sua disponibilidade de acordo com sua atividade principal, mas também poderá indicar as suas preferências em termos de dias e horas. Em matéria de formação de horários para o ano letivo, é dada prioridade aos alunos que já concretizaram a sua inscrição.

Qual é o melhor: aulas em grupo ou aulas individuais?

De acordo com o nosso método, as aulas em grupo, interagindo com outros alunos, são as mais indicadas para aprender inglês com sucesso. Desenvolve-se um espírito de colaboração em que todos têm muito a contribuir: poderá aprender com os colegas e também poderá dar o seu contributo da mesma forma.

Como são seleccionados os alunos em caso de lugar esgotado?

Em determinado nível ou turma, as vagas são atribuídas de acordo com os seguintes critérios, pela ordem indicada: 1) data de inscrição efetiva, com todas as condições cumpridas; 2) liquidação de pagamentos em dia, sem atraso; 3) frequência pelo aluno de períodos anteriores.

PAGAMENTOS

Com a inscrição no curso do ano letivo, terei de liquidar o mês de junho?

Sim, no ato de inscrição, se não liquidar anuidade, deverá entregar uma mensalidade, que diz respeito ao último mês, a de junho. Como alternativa, poderá entregar cheque caução, válido no dia 1 de junho, a levantar pela escola nesse dia. Se desistir até 31 de março, pode reaver a importância de junho paga ou o cheque caução.

Quais as facilidades de pagamento?

No curso do ano letivo, poderá optar por liquidar mensalidades, sendo a forma mais fácil de liquidar os pagamentos. No curso de verão, poderá dividir o total a pagar em 3 parcelas: 34% a pronto pagamento, 33% em cheque a depositar 30 dias depois do início do curso e 33% em cheque a depositar após 60 dias.

Se não se conseguir cumprir os prazos de pagamento, como é que devo proceder?

Deve-se efetuar o pagamento dentro do prazos estabelecidos, de acordo com as Condições de Pagamento, sendo os pagamentos fora de prazo sujeitos a penalidades. Nos cursos de verão, informe-se sobre as nossa facilidades de pagamento. Em casos excecionais, poderá acordar com a ESE pagamento com cartão de crédito. Em caso de dificuldades, contacte a escola para saber mais sobre uma solução eventual para o seu caso.

Posso interromper o curso, suspendendo os pagamentos?

Os alunos que não frequentam determinado período do ano letivo não são obrigados a liquidar a respetiva mensalidade ou trimestre, desde que avisem a escola com antecedência. Contudo, esteja consciente que o seu progresso no curso de inglês poderá ser prejudicado, sendo a sua avaliação final comprometida. Avisamos que, caso a turma encontra-se completa, só podemos assegurar o seu lugar no curso, se tiver os pagamentos em dia.

Em caso de desistência, poderei reaver a taxa de inscrição já liquidada?

Tentamos elaborar os nossos horários de acordo com a sua disponibilidade, em função da sua atividade principal e das informações prestadas sobre as suas preferências. Se não receber, até à data de início previsto para o seu curso de inglês, a nossa proposta de horário, poderá anular a sua inscrição reavendo o que pagou. Contudo, já não pretende frequentar o curso, perde o direito de reaver a taxa de inscrição.

No caso de liquidar um trimestre ou anuidade mas desistir a meio do curso, poderei reaver a valor dos serviços não gozados?

Sim. Assim que recebermos o seu aviso por escrito de desistência, faremos um balanço das importâncias entregues e serviços gozados até à data de receção do aviso. No caso de recebermos aviso depois do dia 31 de março, não é possível reembolsar a mensalidade de junho.

Posso interromper o curso do ano letivo durante um mês, não liquidando a respetiva mensalidade?

Para os alunos que pretendem frequentar o ano letivo todo mas não podem assistir às aulas durante determinado mês, fora de altura de interrupção para férias da escola ESE ENGLISH, existe o 'Plano B'. Para ativar o Plano B, envie com antecedência as datas previstas da sua ausência; a seguir, receberá uma proposta que poderá contemplar o pagamento de 50% da mensalidade em questão, assim assegurando o seu lugar no curso. Contudo, avisamos que, sendo o curso primordialmente presencial onde, qualquer interrupção poderá prejudicar o seu aproveitamento no curso.

MATERIAL ESCOLAR

Qual o material necessário para o curso?

O material escolar consiste num manual principal (student's book), utilizado principalmente nas aulas, um manual de apoio (sheets book) e um manual de fichas de trabalho (o workbook) com TPCs. O custo dos livros depende do nível frequentado. Os manuais podem ser adquiridos na escola.

Quais os preços dos manuais de curso?

No início do curso, os alunos recebem uma lista dos manuais indicados para o seu nível. O preço de um conjunto de livros novos varia entre os 55,00 € (crianças) e os 80,00 € (adultos/jovens), de acordo com o nível frequentado.

Existe alguma possibilidade de adquirir manuais mais baratos?

O livro de apoio de encadernação 'sheets' é comercializado ao preço de custo. De resto, por vezes, temos manuais retomados, à venda em segunda mão, que são mais económicos. Informe-se na escola se existem manuais de segunda mão do seu nível.